Exitem diferentes tipos de correias transportadoras para alta temperatura, que variam de acordo com o material da cobertura, da carcaça e dos acessórios. As principais são:
- Correias transportadoras para temperaturas até 100ºC: são indicadas para o transporte de materiais como cimento, areia, pedra britada, fertilizantes, entre outros. A cobertura é feita de borracha sintética resistente ao calor e à abrasão, e a carcaça é composta por lonas de poliester e nylon.
- Correias transportadoras para temperatura até 150ºC: são utilizadas para o transporte de materiais como coque, carvão, escória, cinzas, entre outros. A cobertura é feita de borracha sintética com aditivos especiais que aumentam a resistência ao calor e ao fogo e a carcaça é composta por lonas de poliester, nylon e aramida.
- Correias transportadoras para temperatura até 250ºC: são adequados para o transporte de materiais como clínquer, sinter minério de ferro, entre outros. A cobertura é feita de borracha sintética com fibras de vidro que conferem maior resistência ao calor e a chama, e a carcaça é compostas por lonas de aramida ou aço.
- Correias transportadoras para temperaturas até 400ºC: são destinadas para o transporte de materiais como metais fundidos, vidro, cerâmica, entre outros, pois oferece máxima resistência aos efeitos de deterioração do calor intenso encontrado em muitas aplicações.